Dra. Alice Jaruche

Seguir

Contato

Tel: (11) 3090-4092

WhatsApp: (11) 99862-7023

Endereço

R. Iguatemi, 354 - cj. 91 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01451-010, Brazil

Responsável técnica: Dra. Alice Jaruche - CRM 139871/SP

A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS E SUA RELAÇÃO COM A ACNE

A síndrome dos ovários policísticos é uma desordem metabólica que altera os níveis hormonais e a metabolização dos açucares e carboidratos levando a uma predisposição ao diabetes e obesidade além dos sintomas clássicos que são irregularidade menstrual e infertilidade.


Na pele, as mulheres que tem SOP apresentam:

- Aumento da quantidade de pelos que ficam mais espessos e começam a surgir em áreas tipicamente masculinas, como área da barba e tronco.

- Sofrem com a acne tanto na face quanto no tronco.

- Podem ter alopécia androgenética que é uma rarefação dos cabelos e dermatite.
seborreica. Tudo isso ocorre pelo hiperandrogenismo que é o aumento dos hormônios masculinos típicos de quem tem SOP. Esses hormônios estimulam o crescimento dos pelos e aumentam a produção de sebo na unidade pilosebacea levando a acne.


Essa desordem metabólica atinge até 20 % das mulheres em idade fértil e deve ser tratada principalmente com mudança do estilo de vida. Dieta com restrição de doces e carboidratos, atividade física e controle do stress emocional. Além disso, as medicações orais podem ser usadas para regular os hormônios e metabolização dos açucares.


São inúmeros os tratamentos estéticos que podemos realizar para acne, além da depilação dos pelos com laser. Mas quando se trata de SOP, não podemos deixar de cuidar do conjunto! Só assim controlaremos o quadro e evitaremos as possíveis consequências da síndrome!