Dra. Alice Jaruche

Seguir

Contato

Tel: (11) 3090-4092

WhatsApp: (11) 99862-7023

Endereço

R. Iguatemi, 354 - cj. 91 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01451-010, Brazil

Responsável técnica: Dra. Alice Jaruche - CRM 139871/SP

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite de contato também conhecida como eczema de contato é uma reação inflamatória da pele ao ser colocada em contato com algumas substâncias químicas, podemos classificá-la em dois tipos: irritativa e alérgica.

A primeira é decorrente do contato com substancias ácidas, presentes em sabonetes, detergentes, plantas, metais e etc, normalmente, a pele demonstra alteração no primeiro contato com os agentes causadores da irritação.

A dermatite alérgica aparece após diversos contatos da pele com a substância que ocasiona uma reação alérgica, os principais produtos que a causam são: esmaltes, maquiagens, perfumes, hidratantes corporais, alguns medicamentos de uso tópico. Além do níquel, presente em bijuterias e botões de roupas.

O tratamento é bastante individualizado, pode depender de medicações tópicas e orais, além de cremes e pomadas que irão auxiliar a recuperação da área inflamada. É muito importante manter as regiões sempre bem limpas e hidratadas para evitar a piora do quadro ou o atraso do tratamento.

 O mais essencial é evitar ao máximo o contato com o agente que causa a irritação ou alergia na pele, no caso dos produtos usados no dia a dia, como sabonetes, perfumes, hidratantes e esmaltes, os comuns serão substituídos pelos hipoalérgicos, que apresentam composições químicas diferentes e personalizadas.