Dra. Alice Jaruche

Seguir

Contato

Tel: (11) 3090-4092

WhatsApp: (11) 99862-7023

Endereço

R. Iguatemi, 354 - cj. 91 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01451-010, Brazil

Responsável técnica: Dra. Alice Jaruche - CRM 139871/SP

 MELASMA

Melasma é o nome das manchas escuras na face e demais regiões do corpo. A exposição à radiação ultravioleta é um grande motivador dessas manchas, pois pode estimular os melanócitos a produzirem melanina (pigmento da pele). Alterações hormonais pelo uso de anticoncepcional ou gestação também são fatores, assim como a predisposição genética, pessoas de pele mais escura são mais vulneráveis ao surgimento das manchas. 

 A prevenção se faz principalmente evitando ou minimizando a exposição ao sol, através do uso de medicamentos orais e filtros solares que protejam a pele contra raios UVA e UVB. A eficácia do tratamento depende da profundidade do melasma, determinada principalmente por um exame chamado dermatoscopia. Quanto mais acastanhado (superficial e epidérmico), melhor a resposta ao tratamento com cremes clareadores. Quanto mais cinza-azulado (profundo e dérmico), mais refratário aos cremes, isso porque o pigmento está tão profundo na pele que o creme não penetra o suficiente para tratar.


Outras alternativas são: peelings químicos, laser — que deve ser feito com muito cuidado para não piorar a mancha — e o microagulhamento com drug delivery. A associação das técnicas deve ser individualizada para cada caso.