PROCEDIMENTOS CLÍNICOS

A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície é desencadeada pela predisposição genética e hormonal, atinge principalmente os homens, podendo levar a perda parcial ou total dos cabelos. Quando a calvície se manifesta, o homem começa a perceber as entradas, a rarefação e afinamento dos fios, nas mulheres, a perda dos fios é mais disseminada.

A acne é uma doença de pele que surge com frequência, principalmente na adolescência, fase em que o corpo está passando por muitas mudanças hormonais, mas saiba que esse problema pode atingir pessoas na fase adulta também.

A dermatite atópica é uma doença de pele crônica, que apresenta lesões avermelhadas acompanhadas de coceira e descamação e está associada com asma e rinite alérgica. Normalmente, aparece muito cedo, nos primeiros meses de vida, a criança atópica é geralmente bastante agitada, criativa e comunicativa.

A caspa é o nome popular da dermatite seborreica. Essa doença de pele que a faz ficar irritada, vermelha e descamar, acometendo tanto a face quanto o couro cabeludo. Essa descamação causa aqueles floquinhos brancos que se espalham sobre a roupa.

Para diagnosticar a dermatite de contato, é realizado o teste de alergia. O tratamento é bastante individualizado, pode depender de medicações tópicas e orais, além de cremes e pomadas que irão auxiliar a recuperação da área inflamada. É muito importante manter as regiões sempre bem limpas e hidratadas para evitar a piora do quadro ou o atraso do tratamento.

MELASMA
O melasma é uma pigmentação da pele que piora com a gestação, alterações hormonais e exposição solar. O seu tratamento engloba uma proteção solar adequada com cremes e medicações orais, além de tópicos e procedimentos que visam a despigmentação da pele.

O laser pode ser uma alternativa para o tratamento da micose das unhas de maneira isolada ou complementando o tratamento com antifúngico via oral. Ele é capaz de reduzir o tempo de tratamento com a medicação por destruir os fungos no leito da unha ou ser uma alternativa de tratamento para àqueles que não podem fazer o uso dessa medicação.

A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa que afeta cerca de 125 milhões de pessoas no mundo, sua característica principal é a presença de manchas avermelhadas com escamas pelo corpo. É um problema decorrente de alterações no sistema imunológico, além de predisposição genética, merece muita atenção, pois muitas vezes, não atinge só a pele, pode acometer também as articulações.

A queda de cabelo pode ocorrer por vários motivos, é importante após identificar a causa através de exame capilar e exames de sangue, fazer o tratamento adequado. A mesoterapia capilar, que é a aplicação de substâncias no couro cabeludo capazes de estimular o crescimento de cabelos, pode ser realizada no consultório e apresenta bons resultados.

ROSÁCEA
A rosácea é uma dismotilidade vascular, na qual o vaso se dilata e não contrai por estímulos diversos, sejam eles: atividade física, frio ou alimentos condimentados.

Geralmente, o que deixa as unhas frágeis são os hábitos do dia a dia, como: traumas de repetição, excesso de lavagem das mãos, contato com produtos de limpeza e uso de acetona para remover esmaltes.

O vitiligo é uma doença de pele que tem como principal característica a perda da coloração em algumas partes do corpo, decorrente da ausência de melanócitos, ou seja, células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que fornece cor à pele. Estresse físico e emocional, traumas mecânicos e substâncias químicas são fatores que podem desencadear essa alteração.