É um logotipo de um dermatologista.

Laser Ginecológico

O procedimento com laser é realizado para o tratamento de atrofia vagina que acompanha a deficiência de estrogênio após a menopausa, gravidez ou outras alterações na saúde e para tratamento da perda de urina aos esforços. 

Esse tratamento pode melhorar sintomas como secura vaginal, relações sexuais dolorosas e incontinência urinária. Ele provoca micro lesões controladas no tecido vaginal que ativa uma resposta cicatricial de reparação, aumentando a produção de colágeno e elastina que leva ao espessamento do tecido e melhora a produção de estrógeno local. Ele também melhora a sustentação da bexiga através do estímulo de colágeno na parede vaginal e assoalho pélvico, favorecendo a continência urinária. 
QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

Dúvidas Frequentes

  • Quais são os prós e os contras do laser ginecológico?

    Prós 

    Esse laser pode aumentar a lubrificação, restaurar a elasticidade do canal vaginal e tratar a incontinência urinária de esforço leve a moderada. 

    Uma redução da incontinência, urgência e frequência urinária e que levam a melhora da qualidade de vida. Muitas vezes evitam cirurgias, uso de medicações ou mesmo absorventes. 

    É um tratamento não invasivo e eficaz para melhorar sintomas como ardência, coceira e fissuras causados pela deficiência estrogênica. Ele melhora esses sintomas que muitas vezes levam a desconforto na relação sexual. 

    Muitas vezes substitui o tratamento com terapias hormonais tópicas e é especialmente indicado para as mulheres não podem fazer seu uso.

    Os tratamentos não são dolorosos, o desconforto se assemelha ao da coleta do papanicolau. Muitas vezes esse procedimento tem cobertura pelos convênios médicos. 


    Contras 

    O resultado é lento e progressivo ao longo de três sessões de tratamento, sendo uma a cada mês. 

    Normalmente são necessárias sessões de manutenção a cada 12 meses. 

    Não é indicado para casos graves de perda de urina, nos quais, geralmente, a cirurgia é o tratamento de escolha. 


  • Quem é um bom candidato ao tratamento ginecológico com laser?

    Bons candidatos ao procedimento são mulheres que experimentam desconforto ou secura vaginal - incluindo aquelas que estão na pós-menopausa ou que foram submetidas a uma histerectomia ou remoção de ovários. 


    Mulheres que fizeram tratamentos contra o câncer de mama e não podem tomar reposição hormonal ou terapia com estrogênio também podem se beneficiar do procedimento. 


    Não é indicado para melhorar o prazer na relação sexual e sim para melhorar disfunções locais que tragam desconforto, como perda da lubrificação ou atrofia que leva a dor e fissuras na relação. 


    O procedimento não pode ser realizado se você tiver doenças vaginais ou cervicais, assim como infecções sexualmente transmissíveis ativas, e é contra indicado para gestantes. 


  • O que acontece durante um tratamento com o laser ginecológico?

    Seu médico fará inicialmente o exame ginecológico para avaliar se não tem contra indicações ao tratamento. Após essa etapa, é aplicado anestésico tópico apenas no intróito vaginal onde você pode ter alguma sensibilidade durante a aplicação do laser. 


    O procedimento é realizado através de um espéculo estéril inserido no canal vaginal e, em seguida, as ponteiras do laser, sendo uma voltada para o tratamento de atrofia vaginal outro incontinência urinária. A ponteira irá girar 360 graus, liberando rajadas de calor nos tecidos vaginais. Seu médico moverá lentamente o laser para cobrir todo o canal vaginal. 


    Todo o procedimento dura cerca de 15 a 30 minutos. Depois da sessão você pode voltar normalmente para as atividades diárias e deve evitar relações sexuais por 5 dias. Em alguns casos, cremes vaginais pós-procedimento são indicados. Esse procedimento não exige nenhum preparo específico a não ser estar em dia com seu check up ginecológico. 


  • O que você deve esperar após um procedimento com laser ginecológico?

    Você não precisará de tempo de inatividade na maioria das atividades normais após o procedimento, mas você pode notar alguns efeitos colaterais leves, tais como: cólicas leves, desconforto leve ao urinar e, muito raramente, um sangramento discreto. Esses sintomas não passam de um dia após a sessão. Evite banhos e banheiras de hidromassagem, evite tampões e relações sexuais por cinco dias, para dar tempo do tecido cicatrizar. 


  • Em quanto tempo você verá os resultados do laser ginecológico?

    Você deve notar uma diferença no momento em que realiza o seu segundo dos três tratamentos, cada um com espaçamento de quatro a seis semanas. Leva algum tempo para a produção de colágeno aumentar e os benefícios se tornarem aparentes. O resultado final se apresenta seis meses depois da última sessão. 


  • Quanto tempo duram os resultados do laser ginecológico?

    A duração é variável a depender do quadro clínico e status hormonal de cada paciente. 

    Recomenda-se fazer um tratamento de manutenção anual para manter seus resultados. 


  • O laser ginecológico é seguro?

    O laser fracionário é considerado seguro nas mãos de um médico experiente, por isso é muito importante realizar esse procedimento com um médico de confiança e qualificado. 


QUERO AGENDAR UMA CONSULTA
Share by: