Prós
O microagulhamento não envolve a liberação de calor, portanto é seguro em todos os tons de pele sem o risco de problemas de queimaduras que podem acompanhar os procedimentos de laser. É uma ótima opção para tratamento do melasma em pele de fototipo alto. O tratamento é rápido, dura aproximadamente de 15 a 30 minutos, depois que a pele está anestesiada por cremes, e tem um ótimo custo-benefício.
O microagulhamento oferece benefícios a curto e a longo prazo. A pele ficará mais macia, suave e radiante dias após o procedimento e após um mês começa o estímulo de colágeno que é um efeito mais duradouro.
A recuperação é curta. Geralmente, leva apenas alguns dias para recuperação completa da pele. Embora seja usado principalmente no rosto, pescoço e colo, o microagulhamento pode ser usado em todo o corpo.
Pode ser utilizado isoladamente ou em associação com aplicação de medicações logo após a sessão que vão penetrar nas camadas mais profundas da pele. O que chamamos de drug delivery.
Contras
Profissionais inexperientes podem provocar lesões de pele tão importantes que podem causar despigmentação e até deixar cicatrizes, por isso, procure um médico reconhecido e qualificado. Outras complicações possíveis são as infecções de pele. Essa podem ocorrer se material utilizado não for esteril e descartavel ou se não forem aplicadas técnicas de limpeza adequada antes e durante o procedimento.
Embora o tratamento possa melhorar a flacidez da pele essa melhora não é tão expressiva.
A pele ficará sensível ao sol após o tratamento e a exposição direta aos raios UV deve ser evitada.
Não é recomendado para pessoas com doenças de pele ativas, como eczema ou rosácea.