É um logotipo de um dermatologista.

Remoção de Pintas

As pintas podem ser removidas por razões cosméticas ou porque podem potencialmente se transformar em um câncer de pele. A maioria das pintas indesejadas é removida cirurgicamente, mas também é possível fazer uma excisão, uma técnica chamada shaving, em que se faz uma espécie de raspagem superficial da pinta e, nesse caso, não precisa levar pontos após o procedimento. 

O ideal é que todos façam avaliação das pintas uma vez por ano e quem tem risco aumentado para câncer de pele deve fazer o mapeamento corporal. Qualquer pinta nova ou que tenha alteração no seu formato, coloração, tamanho ou espessura deve ser avaliada pelo seu médico. 
QUERO AGENDAR UMA CONSULTA

Dúvidas Frequentes

  • Quais são os prós e os contras da remoção de pintas?

    Prós 

    Um exame histopatológico pode ser realizado após remoção de uma pinta, para determinar se essa é cancerígena. A remoção precoce de uma pinta cancerígena da superfície da pele pode salvar sua vida. 

    As pintas podem ser removidas até das áreas mais delicadas ou de difícil acesso e a cicatriz pode ficar bem escondida ou inaparente. Muitas vezes, a remoção traz um alívio estético importante para o paciente. 


    Contras 

    Mesmo que seja praticamente invisível, você terá uma pequena cicatriz. 

    A área precisa ficar coberta com um curativo por cinco a sete dias, o que pode ser incômodo se a pinta estiver no seu rosto ou em área evidentes. Dependendo do tamanho da pinta e região em que ela se encontra, talvez seja necessário o afastamento de algumas atividades físicas diárias por alguns dias. Você deve retornar ao médico para retirar os pontos entre uma e duas semanas após o procedimento. 


  • Quem é um bom candidato para remoção de pintas?

    Todos que receberem indicação médica para retirada pelo risco de serem cancerígenas. 

    Pessoas de pele clara, olhos claro ou que se expuseram muito ao sol ao longo da vida ou mesmo que tenham história pessoal ou familiar de câncer de pele deve se atentar mais às suas pintas. Aqueles que se incomodem com localização ou aparência de pintas benignas também são bons candidatos ao procedimento. Informe o seu médico se tiver problemas com a coagulação do sangue ou cicatrização antes do procedimento. 


  • O que acontece durante a cirurgia de remoção de pintas?

    A pinta é primeiro analisada e fotografada durante um exame médico. Em seguida, é realizada a limpeza da pele onde a pinta vai ser retirada e depois é feita a anestesia da mesma com injeção de anestésico local. A injeção da anestesia pode arder um pouco, mas esse é o único desconforto que você deve sentir durante este procedimento. Você também pode sentir um pouco de pressão na pele ao longo do procedimento. 


    A cirurgia pode levar de alguns minutos a uma hora, dependendo do tamanho da pinta e da técnica de remoção. O método cirúrgico varia de acordo com sua finalidade; cor, tamanho e onde a pinta está localizada. Após a remoção são feitos pontos para fechamento da ferida, um curativo local e o material é enviado para análise em laboratório especializado. 


  • Como você sabe se uma pinta é cancerígena?

    Você pode utilizar a regra mnemônica do ABCD para te auxiliar no autoexame das pintas ou no exame dos seus familiares: 

    Assimetria: uma metade não se parece com a outra metade. 

    Borda: a forma é irregular ou mal definida. 

    Cor: contém uma variedade de cores. 

    Diâmetro: tamanho aumentado. 

    Evolução: se a pinta mudou de tamanho, forma ou cor. 


    Além disso, qualquer pinta que sangre, coce ou pareça uma ferida que não cicatriza pode ser um potencial câncer de pele. Por mais que você se atente às suas pintas, é indispensável avaliação do seu médico para um exame completo dos pés a cabeça com um olhar mais criterioso. Nada substitui o olhar do especialista. 


  • Sobre remover as pintas em casa:

    As pessoas muitas vezes tentam métodos caseiros em vez de procurar um dermatologista experiente. Nunca tente cortar uma pinta com uma faca, lâmina de barbear ou tesoura e nem tente queimar uma pinta. Você corre o risco de sangrar, ter infecção e cicatrizes e de deixar de fazer o diagnóstico de uma lesão potencialmente maligna. 


  • Quando você verá os resultados e quanto tempo eles durarão?

    A pinta é removida imediatamente, mas levará de algumas semanas a um ano para que a cicatriz melhore completamente sua aparência. Ocasionalmente, as pintas voltam a crescer, principalmente, se algum tecido for deixado para trás durante o procedimento. Portanto, é importante realizar esse procedimento com um médico bem treinado para que seja feito da melhor maneira possível. 


  • A remoção da pinta é coberta pelo convênio médico?

    Na maioria das vezes o procedimento tem cobertura total ou ao menos parcial do convênio médico. A análise laboratorial da pele retirada também é, geralmente, coberta pela maioria dos planos de saúde. Como cada plano tem regras individuais, consulte o seu antes do procedimento para mais informações. 


QUERO AGENDAR UMA CONSULTA
Share by: