Como você lida com as cicatrizes?
Sua cicatrização é boa ou ruim? Existem vários tipos de cicatrizes, umas ficam muito salientes, outras deprimidas e muitas vezes elas desaparecem. Essa variação tem relação com o que causou a cicatriz, mas também com a predisposição genética.
Os negros, por exemplo, tem uma tendência maior a formarem queloides, que são cicatrizes bastante elevadas, isso ocorre, pois os fibroblastos, células que promovem a elasticidade e força são maiores na pele negra e produzem mais colágeno, o resultado é um excesso de pele na região que deve ser cicatrizada. Por outro lado, essa condição genética faz com a pele negra demore mais para mostrar os sinais de envelhecimento, permanecendo bonita por mais tempo.
Então, antes de qualquer procedimento cirúrgico ou colocação de piercing, é interessante se perguntar como é a sua forma de cicatrização, através de ferimentos ou cirurgias prévias para poder evitar resultados inestéticos.
Existem diferentes tipos de tratamentos para prevenir e tratar as cicatrizes após procedimentos cirúrgicos, confira alguns:
- Botox para evitar o estiramento
- Betaterapia, esse método é muito indicado para cicatriz de cesárea
- Cremes cicatrizantes com proteção solar
- Placas de silicone
- Tratamento a laser
- Infiltração de corticoide se a cicatriz estiver elevada
Quanto antes o tratamento for feito, melhor. O ideal é que a cicatriz esteja recente e avermelhada. Não deixe que algumas marcas te incomodem!









