Dermatite de contato: irritativa e alérgica
A dermatite de contato também conhecida como eczema de contato é uma reação inflamatória da pele ao ser colocada em contato com algumas substâncias químicas, podemos classificá-la em dois tipos: irritativa e alérgica.
A primeira é decorrente do contato com substancias ácidas, presentes em sabonetes, detergentes, plantas, metais e etc, normalmente, a pele demonstra alteração no primeiro contato com os agentes causadores da irritação.
A dermatite alérgica aparece após diversos contatos da pele com a substância que ocasiona uma reação alérgica, os principais produtos que a causam são: esmaltes, maquiagens, perfumes, hidratantes corporais, alguns medicamentos de uso tópico. Além do níquel, presente em bijuterias e botões de roupas.
Os sintomas mais comuns das dermatites são: vermelhidão, ardor, coceira e erupção nos locais afetados e em alguns casos, podem surgir bolhas. Para obter o diagnóstico, é necessário realizar um teste de contato, no qual é aplicado no dorso da pessoa as substâncias mais propícias a causarem irritação ou alergia.
O tratamento é bastante individualizado, pode depender de medicações tópicas e orais, além de cremes e pomadas que irão auxiliar a recuperação da área inflamada. É muito importante manter as regiões sempre bem limpas e hidratadas para evitar a piora do quadro ou o atraso do tratamento.
O mais essencial é evitar ao máximo o contato com o agente que causa a irritação ou alergia na pele, no caso dos produtos usados no dia a dia, como sabonetes, perfumes, hidratantes e esmaltes, os comuns serão substituídos pelos hipoalérgicos, que apresentam composições químicas diferentes e personalizadas.









