Herpes Zooster
O herpes zoster é uma infecção viral ocasionada pelo vírus VARICELA ZOSTER, mesmo vírus que causa a varicela (catapora).
O herpes zoster se manifesta de uma forma bastante diferente do herpes simples. O quadro começa com uma dor no local onde apareceram até 15 dias depois vesículas na pele. Essas vesículas se dispõem de forma linear seguindo um trajeto da pele chamado dermatomo. Nossa pele é composta por diversos dermatomos, quando o herpes zooster atinge mais de um dermatomo o paciente deve ser investigado para imunodeficiências que possam estar causando o quadro. Ou seja, exames laboratorias devem ser pedidos. O vírus do herpes se instala nos nervos de onde frequentemente ele migra para pele. Isso pode ocorrer por uma queda de imunidade temporária, comumente ocorre também nos idosos mas pode ocorrer por doenças que levam a imunodeficiência, por exemplo, HIV, linfomas/leucemias.
A dor surge porque o vírus se instala no nervo causando uma inflamação importante que pode levar a uma sequela chamada neuralgia pós-herpética. A dor residual pode persistir por anos. Então atente-se para um tratamento precoce da doença com medicação oral devidamente orientada por um médico para que ele possa também prescrever remédios que vão ajudar a evitar essa neuralgia pós herpética.
Então, diante do herpes zoster, temos que:
- tratar rápido as lesões da pele
- associar medicações para evitar a neuralgia pós-herpética
- Quando atinge mais de um local da pele, é muito importante investigar imunodeficiências ou doenças associadas.
- Manter isolamento de contato especialmente com crianças e gestantes
Atenção! As doses da medicação para tratar a herpes zoster são muito diferentes do herpes simples. Uma infecção mal tratada pode recidivar ou deixar sequelas.









