Saiba quais são as principais alterações na pele dos bebês
A pele da criança é um bom indicador de sua saúde. Em recém-nascidos sadios, ela tem uma cor rosada ou avermelhada. Muitas mamães notam alterações em seus bebês e ficam preocupadas, a boa notícia é que nessa fase, a maioria das alterações cutâneas são benignas e comuns. Veja as principais abaixo:
Mancha mongólica: trata-se de uma mancha azulada ou acinzentada, que, em geral, está associada à miscigenação racial. Pode surgir em qualquer região do corpo, mas é comum na região sacral e nas nádegas. Normalmente, desaparece ao longo dos primeiros meses de vida.
Mancha salmão: é uma mancha de coloração rosada ou avermelhada, mais frequentemente na nuca, pálpebra superior ou região nasolabial (entre o nariz e os lábios). Não necessita de tratamento e tende a desaparecer ainda no primeiro ano de vida. As pessoas costumam chamar essa mancha de “bicada de cegonha”.
Eritema tóxico: apesar do nome, não tem como causa nenhum tipo de intoxicação. Trata-se de pápulas sobre uma região de pele avermelhada, que aparecem e desaparecem em vários locais do corpo, até sumirem completamente após alguns dias de vida. Não necessita de nenhum tipo de tratamento.
Hiperplasia sebácea: são pequenos pontos esbranquiçados ou amarelados que surgem, geralmente, no dorso do nariz, devido ao aumento de volume das glândulas sebáceas. Não devem ser espremidos e tendem a desaparecer espontaneamente nas primeiras semanas de vida do recém-nascido. Frequentemente, é confundida com o milium sebáceo.
Milium sebáceo: pequena pápula branco-perolada, com frequência, localizada nas bochechas, queixo, sulco entre o nariz e os lábios e região frontal. Apesar do nome, é formado pele excesso de queratina (proteína presente no corpo) e não por sebo. Nos bebês, some ao longo dos dias.
Miliária (brotoejas): é o conjunto de pápulas branco-peroladas, decorrente da obstrução da via de saída ou aumento das glândulas sudoríparas, que impede a saída do suor. Geralmente, é observada nas regiões de maior sudorese (pescoço, nádegas, dobras dos braços e das pernas). Manter o bebê em ambientes frescos e arejados, evitar dar banho muito quente e agasalhá-lo em excesso são ótimas maneiras de amenizar e descartar a miliária.









