Rosácea: saiba todas as novidades!!!
É uma doença vascular inflamatória crônica, que aparece em surtos principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse). O quadro clínico se caracteriza pela presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas que imitam a acne. É bastante comum receber uma mulher jovem que vem tratando o quadro como se fosse acne e na verdade trata-se de rosácea. São vários os fatores que podem causar a piora do quadro, e cada paciente tem que se conhecer melhor para ter mais resultados no tratamento. O paciente pode fazer um diário das pioras (e das remissões) relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores.
Entenda mais:
- Flushing facial – períodos de sensação abrupta de vermelhidão e calor na pele como se fosse um surto de vasodilatação.
- Telangiectasias – dilatação de pequenos vasos permanentes que dão um aspecto vermelho ao rosto.
- Persistente eritema facial. Possível edema facial
- Pápulo-pustulosas - essas imitam a acne!
- Rinofima – espessamento irregular e lobulado da pele do nariz, dilatação folicular, levando ao aumento e deformação do nariz .
Novidades em rosácea!!!
Comorbidities in rosacea: A systematic review and update
http://www.jaad.org/article/S0190-9622(17)32342-3/abstract
Cada vez mais associamos essa doença de pele com várias outras doenças do corpo, então não deixe esse sinal do seu corpo passa desapercebido, olhe para ele com carinho e procure um especialista para investigar possíveis quadros associados de:
- Ansiedade/Depressão
- Doença cardiovascular
- Diabetes
- Enxaqueca
- Artrite Reumatóide
E quanto ao tratamento?
- Todos os agravantes ou desencadeantes devem ser controlados, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes.
- O tratamento se inicia com sabonetes adequados; protetor solar com elevada proteção contra UVA e UVB e com veículo adequado à pele do paciente; e uso de antimicrobianos tópicos.
- Depois dessa fase, pode ser preciso o uso de antibióticos e em casos persistentes e recidivantes, se utiliza isotretinoina oral em dose baixa.
- Suplementação alimentar com vitaminas anti-inflamatórias, omega 3 e uso diário de probióticos são essenciais para a melhora do quadro.
- O laser ou a luz pulsada são excelentes para tratamento das telangiectasias. O tratamento mais eficaz já que ele elimina de vez os vasos da face!!!
O QUE EU DEVO SABER E FAZER?
- A doença é benigna que aparece em surtos
- Observar fatores agravantes
- Proteção solar diária é fundamental
- Evitar álcool e outros agravantes
- Atentar para investigação de comorbidades
- Utilizar produtos indicados por um dermatologista para tratamento e prevenção.
- Informe-se sempre!









